Forúm Audio Cinema em Casa

Alta Fidelidade, Video e música

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

UM CABO DO OUTRO MUNDO

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 UM CABO DO OUTRO MUNDO em Dom Abr 11, 2010 5:07 pm

É normal em qualquer audiófilo ao longo dos anos evoluir os seus próprios sistemas e como tal não serei excepção.
Tenho a grande preocupação como todos, que um todo funcione bem e em armonia com o espaço. Mas realço a minha paixão pela construção das colunas e o desenvolvimento dos meus próprios cabos. Tarefas que me têm ocupado grande parte do tempo disponível e que considero gratificante mediante os resultados.

Os últimos cabos(ICs) de marca a residir no meu setup foram os kimber select KS1021 e já lá vão 3 anos e meio que deixaram de ter lugar. Contudo a evolução na construção dos mesmos não se torna nada fácil, tendo em conta a conveniência em manter as capacitâncias,indutâncias e resistências com valores baixos, para garantir a maior naturalidade possível.

Diria até que a capacitância é o maior tormento para um IC, sendo sempre sacrificada quando se diminui a resistência, nomeadamente no aumento da secção dos condutores e no melhoramento da blindagem e ou revestimentos. Por isso pode se dizer que exixte uma relacção inversamente porpocional entre tais grandezas, tornando difícil conseguir muito baixas capacitâncias com excelentes blindagens.
Os cabos com mais baixa capacitância que tenho conseguido construir utilizando a prata pura de 1mm careceram de blindagem.
Apenas foram revestidos com teflon que por si só é um bom isolante e pouco altera os valores do IC. Mas por vezes insuficiente para garantir imunidade aos RFI, EMI etc, que contribui para agudos com grão e pouco precisos.

Usar um IC destes é essêncial ter os cabos de sector bem blindados para diminuir as hipóteses de qualquer contaminação, que normalmente contibui para graves pouco articulados.
A preocupação de grande parte de nós nos cabos, é manter um eqilíbrio entre componentes do sistema, mas isso não representa por vezes uma maior realidade.

Com base em tudo isso e alguma pesquisa feita sobre os materiais, constatei que há poucas coisas que blindam com eficácia certas e determinadas interferências (EMi,RFI).

O ferro e a madeira foram os únicos que conclui, embora com difícil utilização em construção de ICs(pouco maleaveis). Assim se explica a utlização dos toros de ferrite em determinados cabos.
Atravéz de alguns conhecimentos consegui adquirir ferrite em microesferas, o que rápidamente não esitei em utilizar para blindar os meus cabos (excelente). Tem a função de anular qualquer interferência, anula também qualquer vibração(algum peso) e tendo a vantagem de não tornar o cabo muito capacitivo comparativamente a um cabo blindado com malha.
As conclusões foram de muito alto nível. Utilizando fio de cobre de qualidade, fio cobre/prata e fio de prata pura, em todos demostrou a mesma característica:
maior precisão de palco e maior rigor tímbrico instrumental e muita rapidez, saliento ainda que a prata perde qualquer indício de agressividade.
É o que se pode conseguir realmente quando aliado a baixa capacitância com uma excelente blindagem e factor amortecimento.
Aos poucos tenho rodado os cabos em outros sistemas pra melhor conclusão.

Um bem haja a todos Smile

http://picasaweb.google.pt/102434457461990506957/Cabos#5455267503730766050

Ver perfil do usuário

2 Re: UM CABO DO OUTRO MUNDO em Seg Abr 12, 2010 3:34 pm

Seria de todo o interesse a partilha dessas experiencias DIY. Tenho alguma curiosidade de saber a forma como se enche o cabo de esferas e se mantem o cabo centrado.
abraço

Ver perfil do usuário

3 Re: UM CABO DO OUTRO MUNDO em Ter Abr 13, 2010 12:20 pm

Meu caro amigo

Cá nos encontramos em mais um (novo) forum de audio.
Se o silêncio de fundo se mantiver, talvez aqui se possa dialogar à vontade Laughing

Quanto ao cabo: já experimentei e posso dizer sem margem para duvidas que o nível de detalhe que este cabo introduziu foi/é comparavel ao conseguido pela mudança da amplificação, já que tambem tenho o privilégio de ter em experiencia um novo amplificador.

Ouvir este album
http://www.amazon.com/Maria-Bethania-Vinicius-Moraes-Songbook/dp/B000HRME82/ref=sr_1_3?ie=UTF8&s=music&qid=1271182073&sr=1-3
nomeadamente o 2º tema com a introdução poetica, sentir a respiração e as inflexoes da voz de quem declama (salvo erro é o proprio Vinicius), assim bem como a imponência da entrada da Maria Bethania, com todo aquele eco gerador de uma profundidadde de palco assombrosa foi uma experiencia...arrepiante !

Parabens !

Ver perfil do usuário

4 Re: UM CABO DO OUTRO MUNDO em Ter Abr 13, 2010 3:44 pm

Admin

Admin
Seja bem vindo Mr.Spock. Smile

Como é que vão tocando as Sonus Faber?

Espero que neste espaço se consiga viver com uma democracia organizada.Onde a administração só interfira no desempate e não se mantenha numa posição de senhor dos aneis.
Espero que todas a pessoas com vontade de falar sobre a materia envolvente ao hi-fi estejam confortaveis nesta "casa".
As discuções são bem vindas as faltas de respeito pelos outros serão encaminhadas para outros espaços.

Ver perfil do usuário http://audiocinemaemcasa.forumeiros.com

5 Re: UM CABO DO OUTRO MUNDO em Ter Abr 13, 2010 4:34 pm

Caro Avatar, confesso que não é um processo fácil, tenho alguns moldes construidos por mim ao longo dos tempos que me permite manter os condutores centrados uniformemente.
Tenho obtido excelentes resultados com este e outros metodos, de forma que em breve terei uma marca registada abrangendo algumas formas diferentes de interpretação do sinal.
Caro Spock cá estamos e pelos vistos sinto-me bem por aqui, sem que me expulsem Susto por nada ter feito.
Um bem haja

Ver perfil do usuário

6 Re: UM CABO DO OUTRO MUNDO em Qua Abr 14, 2010 12:25 pm

Quanto às Sonus Faber...
Pois, agora fiquei triste…
Sad
Não augura nada de bom lembrar-se de mim pelas Sonus Faber e muito menos perguntar-me por elas. Perguntar-me por elas é “puxar-me pela língua”. Laughing

Não sei se coloquei bonequitos suficientes, mas estava a "reinar" como é obvio.
eu até gosto de me rir e mandar umas bocas mas às vezes, por escrito, somos mal interpretados...
king

Ver perfil do usuário

7 Re: UM CABO DO OUTRO MUNDO em Sex Abr 16, 2010 10:57 am

agora sim fiz m#$%
pelos vistos editei o texto quando queria apenas citar parte dele.

scratch

Ver perfil do usuário

8 Re: UM CABO DO OUTRO MUNDO em Sab Fev 12, 2011 6:46 pm

Um cabo do outro mundo. Susto
E qual é esse cabo ? É sempre o último não? A última realização transcende sempre a anterior e assim podemos dizer que este tópico está sempre actual.
Pelo menos é assim que avalio os progressos que vou notando nas tuas realizações, as quais vais fazendo o favor de me dar a conhecer. Como este ultimo cabo de interligação que me enviaste. Uma experiencia tua ao nível da utilização híbrida de prata e cobre e pela qual te dou os sinceros parabéns. Fantástico! Desde logo ao nível dos acabamentos. A cada novo cabo o esmero na apresentação sobe também mais uns furos e neste caso ficou verdadeiramente um mimo. Mas como o que conta é o som, que dizer? Tanto, tanto para dizer. Desde logo que se trata de um cabo com a rapidez própria da prata mas sem o “brilho” que normalmente se lhe associa. Isso faz com que tudo soe mais correcto, no tempo certo. Outra característica que associamos à prata é um muito maior nível de detalhe. Pois é isso que se tem com este cabo. Tanta coisa nova. Tanta informação que vê a luz do dia com este cabo. Mas, quiçá pelo contraponto do cobre, associado à tipologia de construção, o som não evidencia nunca qualquer aspereza castradora do prazer auditivo, ou qualquer dureza convidativa à diminuição do volume. Nem tão pouco as vozes surgem recuadas pela sobreposição de tanta nova informação ao nível das altas frequências e tão boa ao nível das baixas. Nada. De uma linearidade brutal.
Tive recentemente a grata oportunidade de ouvir no meu sistema dois belíssimos equipamentos, a saber, o pré amplificador Pure Sound L10 e o leitor de CD´s Ayon CD2 s, ambos se revelando absolutamente fabulosos e constituindo notórios up grades. Pois o melhor que posso dizer destes teus cabos é que introduziram só por si diferenças no som que não ficam quase nada atrás do que os ditos equipamentos fizeram. E é por isso que para mim a transmissão do sinal áudio continua a ter uma enorme importância, pouco me importando o que a grande maioria ? pensa de cabos de áudio.
Aliás eu só estou a fazer este elogio para que me faças um preço de amigo. pirat
Mas que raio: mesmo a preço de amigo, para que quereria eu os cabos se não fossem de facto um up grade? scratch drunken

Grande abraço

Ver perfil do usuário

9 Re: UM CABO DO OUTRO MUNDO em Seg Fev 14, 2011 2:59 pm

Um abraço a este amigo muito especial que caminha incessantemente à procura do graal sonoro. Pois existe da forma que o imaginámos, nunca na forma de comparação com a realidade. Talvez esse o maior erro de muitos.
Por ti por mim e por todos que acreditam, continuarei numa incessante evolução.

Ver perfil do usuário

10 Re: UM CABO DO OUTRO MUNDO em Seg Fev 14, 2011 3:29 pm

hardiophile escreveu:Um abraço a este amigo muito especial que caminha incessantemente à procura do graal sonoro. Pois existe da forma que o imaginámos, nunca na forma de comparação com a realidade. Talvez esse o maior erro de muitos.

Há dias vi uma entrevista no programa "60 minutos" do ex presidente do Brasil Lula da Silva, na qual, quando questionado sobre a razão do seu sucesso, respondeu que se limitou a fazer o obvio, coisa que a maior dos políticos tende a não ver/executar.

Essa tua afirmação é o obvio que tantos neste hobbie teimam em não querer ver.

Wink

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado

Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: