Forúm Audio Cinema em Casa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Forúm Audio Cinema em Casa

Alta Fidelidade, Video e música


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O QUE EU PENSO DE...VIBRAÇÕES - 3ª PARTE ( O OVO DE COLOMBO)

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Spock



Não sendo propriamente um fanático do detalhe, confesso-vos que hoje torço um pouco o nariz aos elogios feitos à musicalidade de alguns equipamentos quando tal musicalidade, nas palavras de quem lhes tece esses mesmos elogios, subsiste com um menor índice de detalhe, quiçá até à custa deste. Mas adiante. O que estaria então a faltar? Ou a falhar? Seria a estabilidade que tinha ficado comprometida com o uso da forma esférica? Lá voltei a soluções anteriores (pés de forma circular normal), tendo experimentado usar diversos tipos de borracha, intercalada com metal, obtendo diversos resultados. Curioso que o que parecia funcionar melhor no leitor de CD’s não era já a melhor solução para o amplificador. Como se para cada equipamento (massa/peso) houvesse uma dose de amortecimento certa. Aproveito para esclarecer que a ordem porque noto mais influencia destes tipos de apoios é: amplificador, leitor de cd’s e pré amplificador. Sei que muitos dos fabricantes deste tipo de “gadget Question ” falam da maior influência na fonte de sinal, mas eu sempre notei muito maior diferença no amplificador. Pode não querer dizer nada, ou seja, pode ter que ver apenas com o nível de construção de cada equipamento, mas de facto esta é, com os meus equipamentos actuais, a ordem porque noto diferenças. Se resolverem experimentar e não notarem nada de mais num só equipamento, tentem fazê-lo com todos em simultâneo. Não acredito que colocando ou retirando simultaneamente os apoios em todos os equipamentos não notem nada. Volto também a lembrar que experimentar não faz mal nenhum e que se acharem que afinal é preferível usar os pés de apoio de origem, então que assim seja. Mas não neguem à partida só porque não parece crível que possa fazer diferença. Porque faz. Pelo menos nalguns sistemas. (os outros terão deficit de transparencia ?? Twisted Evil ) De seguida pensei então numa solução que permitisse a maior estabilidade possível no apoio do equipamento, mas diminuindo os pontos de contacto. Foi então que de um dos lados passei a usar 3 semi esferas de silicone, dessas que facilmente se encontram em lojas de bricolage, e cuja função é servir de batentes para gavetas e portas. Tinha agora 3 apoios em cada equipamento, e em cada apoio, de um dos lados (do lado em contacto com o movel), 3 pontos de apoio para diminuição da superficie em contacto. Usava apenas de um dos lados para garantir por outro lado a tal estabilidade e evitar qualquer oscilação lateral que pudesse ocorrer por, digamos, diminuição excessiva do contacto. Bom...Estavam encontrados os melhores apoios de sempre… Exclamation até ao momento claro tongue Percepção clara de novos pormenores e níveis de informação ao nível das altas frequências que retiravam alguma da inveja tantas vezes experimentada ao ouvir os famosos tweters de “diamante” ou de “berilium”. E assim sendo, e reafirmando as conclusões do Tavares, obviamente que qualquer coisa melhorou mais um pouco. Mas o grave, esse maldito grave, não estava ainda a vibrar no tom correcto. E com isso alterava o timbre em geral. Olhando para algumas das diversas propostas do mercado, despertou-me a curiosidade algumas dessas soluções apontarem para o uso invertido dos apoios cónicos (como a pro-ject) e outras (como a Nordost), pretenderem o uso da forma cónica na sua posição normal, com o vértice a fazer contacto com o equipamento e a base com a prateleira. E foi assim como que um flash que me levou a simplesmente inverter também a posição dos meus apoios. Verdadeiro “Ovo de Colombo”. Então não é que de repente tudo ficou (muito) mais correcto timbricamente pelo simples facto de reduzir o contacto (os 3 apoios de silicone) com os equipamentos e ter a maior superfície apoiada sobre o móvel? Há coisas do camandro! Não acredito em bruxas mas que as há, há Laughing Laughing Laughing

cont.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos