Forúm Audio Cinema em Casa

Alta Fidelidade, Video e música


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

MEDIÇÕES OU AUDIÇÕES

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 MEDIÇÕES OU AUDIÇÕES em Seg Jun 13, 2011 2:41 pm

HIFI CHOICE, July 2011

Teste cego a 6 pares de colunas

Lab Conclusions

Em título

"[i]Proving HFC´s stance once again that measurements don´t always correlate with subjective performance, our lab winners lose out in the overall test"[/i]

E a seguir…

“…However, the speakers that delivered the flatter and more even responses under far-field-in-room averaged conditions weren´t the ones that topped the listeners´preferences. These response measurements are clearly a very useful guide, especially in helping to establish the best room siting. But their importance should never be overstated, or allowed to become the sole arbitrer of performance.”

Há dias lia eu algures que, depois da queda do comunismo foi fácil “vender” a ideia de que o capitalismo era a derradeira solução para o desenvolvimento. Só faltou de facto dizerem de quem ou de quantos.
O discurso técnico em áudio tem as suas parecenças. De tão lógico, quase irrefutável, no limite parece até dispensar-nos de audições. E já há muitas vozes a concordarem.
Em vez de concordarem eu digo-lhes para ACORDAREM!
Susto

Ver perfil do usuário

2 Re: MEDIÇÕES OU AUDIÇÕES em Seg Jun 04, 2012 4:42 pm

Achei interessante este artigo

http://www.stereophile.com/content/psb-stratus-loudspeaker

por diversas razoes.
Supostamente o construtor destas colunas, em estreita colaboração com um instituto de pesquisa canadiano, está a tentar encontrar os princípios basicos incontornaveis que podem assegurar um bom desempenho de uma coluna, tais como coerencia de fase e linearidade de resposta, os quais serão o garante desse bom desempenho, qualquer que seja a evolução sonora que se queira determinar a partir daí para o produto final. Produto final esse que terá sempre a intervenção do ouvido humano, não só para atestar da sua qualidade, mas tambem no sentido de o adequar às diferentes exigencias audiofilas, ou seja, digo eu, aos diferentes “gostos” Question Exclamation
No fundo trata-se de encontrar uma especie de ADN do som, a partir do qual todas as ramificações sonoras serão possiveis.
Achei esta teoria tanto mais interessante quanto existem alguns foristas fanaticos das mediações (um pelo menos Laughing Laughing Laughing) que defende algo de muito semelhante, ou seja, faz a triagem dos equipamentos que nunca ouviu, pelas medições que vai encontrando aqui e ali, pese embora desconheça em que condições foram feitas e portanto qual a veracidade ou credibilidade das mesmas. Mas admitindo que são crediveis, do ponto de vista teorico parece correcto que um equipamento para soar bem deva forçosamente medir bem. O tempo dos equipamentos a soarem bem mas a medirem mal, terminou. Recentemente no entanto deu-se alguma evolução no inatacavel primado das medições. Aqui e acoli pude observar a concordancia e até a sugestão de que o equipamento A ou B deva ser ouvido antes de adquirido. Pode parecer pouco mas não. Constitui uma enorme evolução em relação a uma primeira fase onde qualquer grafico parecia sobrepor-se a toda e qualquer opiniao subjectiva, dispensando claramente o audiofilo da “maçada” da audição cherry .
Mas onde é que isto “encaixa” no teste da sterophile? Ora reparem no grafico das colunas analisadas. Do pouco que percebo de graficos, vejo ali uma linearidade muito interessante. Mas lendo o artigo, encontramos o seguinte: “They don't do anything wrong. But I found them rather uninvolving. I wouldn't exactly use the word "bland," but I'm tempted. These are speakers guaranteed to offend no-one, of which I'm afraid the obverse will be equally true: They fail to elicit a great deal of excitement. To briefly cover their shortcomings: they were slightly veiled; there seemed to be a subtle darkness to the sound, and, as a result, nothing ever quite came to life”. Em português, a linearidade das colunas objecto de analise parece ter as suas parecenças com a paz dos cemitérios... affraid “Não fazem nada de errado, mas nada parece ganhar vida”
Claro que estamos a falar de colunas de um preço muito acessivel, mas de qualquer forma, ao ler a introdução do artigo, em face da elaborada pesquisa que esta(rá) a ser feita na procura do tal ADN do som, eu esperava um teste subjectivo entusiasmante. Pelo contrario, para uma opinião final razoavelmente positiva, ainda foi preciso a marca dizer que os primeiros exemplares tinham os altifalantes errados montados, e mais um telefonema para o responsavel do projecto que sugeriu uma correcção de -0,5 DB no tweter...

Conclusão: a abordagem puramente tecnica na fase de construção de um equipamento parece assegurar um grafico linear mas não parece ser suficiente para ganhar a adesão e a simpatia incondicionais do ouvido.

Basketball

Ver perfil do usuário

3 Re: MEDIÇÕES OU AUDIÇÕES em Sab Maio 25, 2013 10:33 am

Mais alguem que vale a pena citar.
Claro que estas citações da net, outros o fazem em defesa de outros pontos de vista.
A diferença é que os audio_cepticos têm a tendencia para usar a satira e a ironia, como suportes da sua suposta razão. E eu vejo outra tranquildiade em quem escreve sobre aquilo que realmente conta em hifi Wink

Au mieux, une excellente chaine restituera 95% du contenu musical du fichier source. Cette partie manquante, à supposer (soyons optimiste!) qu’elle ne représente que 5%, ne s’analyse pas avec des instruments, rien de transparait aux mesures, mais elle s’entend bigrement. Les instruments de mesure vous diront que tout y est, mais pas l’oreille! En effet c’est dans les 5% manquants « subjectifs » que le mélomane trouve son grand bonheur. C’est là que surgissent le chatoiement des timbres, le peps, la vie, le tonus, le plaisir communicatif de jouer des instrumentistes. C’est là que les plus petites intentions de la soprano apparaissent, que les plus infimes inflexions de la voix se font sublimes.
C’est là que le discours musical prend tout son sens et que même les musiques les plus ardues deviennent comme par magie enfin accessibles et compréhensibles au béotien que vous êtes (moi en tous cas).


http://audiophile.apiguide.net/

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos similares

-

» Delivery de Marmitex

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum